2013 - A expressão Gestão de Conhecimento é usada na organização onde trabalha?

Q9. Este questionário é sobre Gestão de Conhecimento. Esta expressão é usada na organização onde trabalha?

As opções de resposta eram:

  • Sim, está perfeitamente estabelecida no vocabulário da organização
  • Sim mas apenas em algumas partes, ou por algumas pessoas, na organização
  • Não, e eu nem sequer sei do que se trata
  • Não, aqui utilizamos expressões como…

Para aqueles que responderam “Não, e eu nem sequer sei do que se trata”, foi apresentada a seguinte “definição” de Gestão de Conhecimento e uma pergunta adicional.

Para efeitos deste estudo, consideramos a gestão de conhecimento como a disciplina da gestão organizacional que intervem ao nível de processos, infrastrutura e pessoas para facilitar a aquisição, troca, armazenamento, acesso, validação e utilização de informação e conhecimento. Tudo isto com o objetivo de ajudar a organização a ir ao encontro dos seus objetivos estratégicos.

Q10. E agora….

As opções de resposta eram:

  • Continuo na mesma. Nem vale a pena tentar responder a isto.
  • OK, vamos lá a ver se eu consigo responder ao questionário. Quanto mais não seja aprendo alguma coisa.
  • Ah, é a isso que chamam Gestão de Conhecimento? Nós aqui chamamos-lhe coisas como…

2013 - E agora que sabe o que é Gestão de Conhecimento...

Entre as outras expressões usadas pelas organizações para referir a Gestão de Conhecimento, destacamos:

  • gestão de informação
  • wikis, dropbox, email, etc.
  • gestão de recurso humanos
  • “faz”
  • retenção de conhecimento, passagem de conhecimento, inteligência no conhecimento
  • processos
  • gestão da formação
  • registo de processos
  • procedimentos de trabalho
  • desenvolvimento e partilha de conhecimento
  • partilhar a informação sobre as tarefas
  • fazer formação
  • controle de qualidade
  • gestão da informação técnica, partilha da informação e criação de base de dados para uniformização da informação, comunicação e imagem da empresa
  • gestão estratégica de IT
  • projectos esparsos
  • comunicação interna
  • informação e controlo
  • Na realidade não é utilizada qq expressão. Todos os termos atrás referidos são utilizados em qq acto da empresa, interna e externamente, com fornecedores e clientes
  • registos informáticos / CRM / competitive intelligence.