Equipa
Neste tópico consideram-se:
- a existência de pessoas que, nas organizações, tenham uma responsabilidade específica relacionada com a gestão de conhecimento (GC);
- o tempo que têm para dedicar a essa responsabilidade;
- a formação que têm para realizar essas funções.
Os gráficos nesta página mostram como este tópico tem evoluído ao longo do tempo nas organizações em Portugal.
Se preferir explorar o tópico e os dados com mais detalhe, consulte os resultados das várias componentes do tópico em cada uma das edições.
Pessoas
Ao longo dos anos o Estudo Knowman de Gestão de Conhecimento tem considerado a existência de vários “atores” na GC das organizações:
- sponsor;
- pessoa responsável pela gestão e operacionalização da GC;
- equipa;
- embaixadores.
Nem todas as edições têm focado em todos estes intervenientes, e o foco da atenção tem também variado.
Evolução do tópico neste Estudo
(Esta secção da página ainda não está concluída)
2010:
Pergunta “Existe um ‘sponsor’ de Gestão de Conhecimento a nível da Direção?” com “Sim” e “Não” como opções de resposta.
Pergunta “A organização tem alguém formalmente responsável pela gestão e operacionalização da Gestão de Conhecimento (diferente do ‘sponsor’ referido na questão anterior)?” com “Sim” e “Não” como opções de resposta.
Pergunta “Em que área da organização trabalha a pessoa responsável pela Gestão de Conhecimento?” com as seguintes opções de resposta:
- Direção
- Financeira
- Gestão de Conhecimento
- Inovação
- Marketing
- Produção / operações
- Qualidade
- Recursos Humanos
- Tecnologia de Informação / Informática
- Outros
Pergunta “Qual a percentagem de tempo que essa pessoa dedica às suas responsabilidades / funções em Gestão de Conhecimento?” com as seguintes opções de resposta:
- Tempo inteiro
- 80% do seu tempo (4 dias por semana)
- 60% do seu tempo (3 dias por semana)
- 40% do seu tempo (2 dias por semana)
- 20% do seu tempo (1 dia por semana)
Pergunta “Há mais pessoas a trabalhar formalmente em Gestão de Conhecimento?” com “Sim” e “Não” como opções de resposta.
Esta pergunta era complementada com duas questões de resposta aberta: “Quantas?” e “Qual o número de horas por semana que, no total, são formalmente dedicadas à Gestão de Conhecimento pelas pessoas desta equipa (excluindo o/a ‘sponsor’ e o/a responsável)?”.
2011:
A lista de opções de resposta às questões relacionadas com a existência de “sponsor”, responsável de GC e de outras pessoas na equipa de GC passou a incluir “Não sei”.
A lista de opções de resposta à questão sobre o tempo que a pessoa responsável pela GC dedica a essa função passou a incluir também “Menos de 20% do seu tempo”.
A pergunta “Qual o número de horas por semana que, no total, são formalmente dedicadas à Gestão de Conhecimento pelas pessoas desta equipa (excluindo o/a ‘sponsor’ e o/a responsável)?” foi simplificada para “Excluindo o/a sponsor e o/a responsável, qual o número de horas que essas pessoas dedicam formalmente à GC (por semana)?”
2013:
A lista de opções de resposta às questões relacionadas com a existência de “sponsor” e de responsável de GC passou a incluir “Sim, sou eu”.
A pergunta “Há mais pessoas a trabalhar formalmente em Gestão de Conhecimento?” passou a ser “Para além do responsável de gestão de conhecimento, há mais pessoas a trabalhar formalmente em Gestão de Conhecimento?”
2019:
A pergunta “Qual a percentagem de tempo que essa pessoa dedica às suas responsabilidades / funções em Gestão de Conhecimento?” passou a ser “Em que regime de tempo se dedica essa pessoa às suas responsabilidades / funções em Gestão de Conhecimento?”. As opções de resposta passaram a ser:
- Em exclusividade
- Em acumulação (mais de 50% do seu tempo)
- Em acumulação (menos de 50% do seu tempo)
- Não sei
Foi adicionada a pergunta: “Essa pessoa responsável tem formação académica específica em Gestão de Conhecimento?” com as opções de resposta “Sim”, “Não” e “Não sei”.
A pergunta sobre a equipa de GC passou a ser “A sua organização tem uma equipa de GC? (Isto é, para além da pessoa responsável pela GC existem outras pessoas a trabalhar formalmente em GC?)”.
Foi adicionada a pergunta “A sua organização tem embaixadores para a GC?”. As opções de resposta eram “Sim”, “Não” e “Não sei”.
2022:
Não foram colocadas as questões sobre a percentagem do tempo que a pessoa responsável dedica a essas suas funções, e sobre a existência de embaixadores.