Estratégia
Neste tópico consideram-se:
- a referência à gestão de conhecimento na estratégia da organização;
- a existência de uma estratégia de gestão de conhecimento na organização;
- a existência de um orçamento específico para a gestão de conhecimento.
Os gráficos nesta página mostram como este tópico tem evoluído ao longo do tempo nas organizações em Portugal.
Se preferir explorar o tópico e os dados com mais detalhe, consulte os resultados das várias componentes do tópico em cada uma das edições.
GC na Estratégia e Estratégia de GC
Orçamento para GC
Evolução do tópico neste Estudo
2010:
Colocava-se a pergunta: “A estratégia global da organização refere a Gestão de Conhecimento?”, dando-se as seguintes opções de resposta: Sim; Não; Não sei
Perguntava-se também: “A organização tem uma estratégia específica para a Gestão de Conhecimento?”, e as opções de resposta eram: Sim; Não; Não sei
2011:
Para a pergunta sobre a referência à GC na estratégia global, o conjunto de respostas possíveis passou a: Sim; Não; Não temos estratégia global documentada; Não sei
Foi introduzida a questão sobre o orçamento: “Existe na organização orçamento específico para a Gestão de Conhecimento?”. As respostas possíveis eram: Sim; Não; Não sei
2013:
A pergunta sobre a existência de uma estratégia de GC foi ligeiramente alterada para: “A organização tem uma estratégia documentada específica para a Gestão de Conhecimento?”. As opções de resposta mantiveram-se, mas no caso de uma resposta positiva convidavam-se as organizações a dizer em que ano tinha sido criada a estratégia.
As opções de resposta à pergunta sobre o orçamento passaram a incluir uma quarta: “Não quero responder”
2019:
A questão sobre GC na estratégia global foi editada para: “A Gestão de Conhecimento é mencionada na estratégia global ou nos objetivos estratégicos da sua organização?”
2022:
Uma das opções de resposta a essa questão foi ajustada a essa nova formulação: passou de “Não temos estratégia global documentada” para “Não, pois não temos estratégia global nem objetivos estratégicos documentados”
Na pergunta sobre a existência de estratégia de GC deixámos de perguntar o ano da sua criação para não sobrecarregar o questionário.
Foi simplificada a redação da pergunta sobre o orçamento: “A sua organização tem um orçamento específico para a Gestão de Conhecimento?”