Processos de conhecimento2022-08-08T17:36:39+00:00

Processos de conhecimento

Neste tópico considera-se a qualidade dos processos de conhecimento nas organizações.

Os gráficos nesta página mostram como este tópico tem evoluído ao longo do tempo nas organizações em Portugal.

Se preferir explorar o tópico e os dados com mais detalhe, consulte os resultados deste tópico em cada uma das edições.

 

O Estudo Knowman de Gestão de Conhecimento tem tentado acompanhar a qualidade dos processos de conhecimento nas organizações.

Dado que não existe uma lista universalmente aceite do que são os “processos de conhecimento”, o Estudo identifica alguns processos que estão geralmente associados à gestão de conhecimento ou, pelo menos, ao âmbito que as organizações consideram para a gestão de conhecimento.

Gráfico comparativo da qualidade dos processos de conhecimento em Portugal - 2011 a 2022

O valor médio aqui apresentado foi calculado fazendo uma média ponderada das opções de resposta (peso máximo de 5 ao “Muito bom” e peso mínimo de 0 ao “Não fazemos”).

Olhando para a evolução temporal, e focando no intervalo de 2 a 4 onde se encontram todos os valores, obtemos este outro gráfico comparativo da qualidade dos vários processos ao longo dos anos.

Gráfico comparativo da qualidade dos processos de conhecimento em Portugal - 2011 a 2022

 

 

Evolução do tópico neste Estudo

2011:

A pergunta surge pela primeira vez no questionário: Como classifica a qualidade destes processos na organização?

Eram 9 os processos listados:

  • Acesso ao conhecimento e informação
  • Captura de conhecimento e informação
  • Formação
  • Inovação
  • Inteligência competitiva
  • Partilha de conhecimento
  • Pesquisa e investigação
  • Utilização do conhecimento e informação existentes
  • Validação do conhecimento e informação

As opções de resposta eram: Muito boa, Boa, Razoável, Má, Muito má, Não fazemos

2015:

Foram acrescentados 2 processos:

  • Levantamento de necessidades de conhecimento e informação
  • Retenção de conhecimento e informação

Surgiu também uma nova opção de resposta “Não sei”.