Resultados2022-08-26T11:37:43+00:00

Resultados

Neste tópico consideram-se:

  • os objetivos definidos para a gestão de conhecimento;
  • os resultados efetivamente obtidos;
  • a existência de indicadores para avaliar a atividade e o impacto da estratégia e iniciativas de gestão de conhecimento (GC).

Os gráficos nesta página mostram como este tópico tem evoluído ao longo do tempo nas organizações em Portugal.

Se preferir explorar o tópico e os dados com mais detalhe, consulte os resultados das várias componentes do tópico em cada uma das edições.

 

Benefícios pretendidos e objetivos definidos

Para considerar os resultados é também importante considerar os benefícios pretendidos e/ou os objetivos definidos para a gestão de conhecimento.

 

Gráfico comparativo dos objetivos das organizações em Portugal para a GC - 2010 a 2022

Resultados alcançados

Gráfico comparativo dos resultados obtidos pelas organizações em Portugal através da GC - 2017 a 2022

Indicadores para avaliação

É importante considerar os indicadores que as organizações utilizam para avaliar a atividade e o impacto da gestão de conhecimento.

Gráfico comparativo da existência de métricas para a avaliação da GC nas organizações em Portugal - 2013 a 2022

 

 

Evolução do tópico neste Estudo

2010:
Criada a pergunta “Quais os principais benefícios que a organização procura com a Gestão de Conhecimento?” dando a possibilidade de escolha de até 5 das opções listadas:

  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Aumento da satisfação dos colaboradores
  • Aumento da satisfação dos restantes stakeholders
  • Aumento das receitas
  • Aumento dos resultados efectivos da inovação
  • Diferenciação em relação às outras empresas
  • Maior e melhor aproveitamento do conhecimento existente
  • Melhor time-to-market (maior agilidade na tomada de decisão)
  • Optimização dos processos
  • Redução de custos
  • Outros

 

2011:
Acrescentada uma nova opção de resposta: “Conformidade com normas de qualidade / processos de certificação”

 

2013:
Introduzidas duas perguntas sobre métricas, ambas com opções de resposta “Sim”, “Não” e “Não sei”:

  • A organização tem definidas métricas de impacto para a Gestão de Conhecimento?
  • A organização tem definidas métricas de atividade para a Gestão de Conhecimento?

 

2017:
A pergunta “Quais os principais benefícios que a organização procura com a Gestão de Conhecimento?” passou a “Quais os principais objetivos da organização com a aposta na Gestão de Conhecimento?”

Foi eliminada a opção “Outros” e introduzidas duas:

  • A organização não está desperta para o tema: não faz sentido falar em objetivos
  • Não há objetivos explícitos

Introduzida a pergunta “Quais os principais resultados que a organização tem obtido graças às atividades e ferramentas de Gestão de Conhecimento?”.

O propósito desta nova questão é permitir uma análise da relação entre objetivos identificados e resultados efetivamente alcançados. Assim, a lista de opções de resposta é praticamente igual à da pergunta sobre objetivos.

  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Aumento da satisfação dos colaboradores
  • Aumento da satisfação dos restantes stakeholders
  • Aumento de receitas
  • Aumento de resultados efetivos da inovação
  • Conformidade com normas de qualidade / processos de certificação
  • Diferenciação em relação às outras empresas
  • Maior e melhor aproveitamento do conhecimento existente
  • Melhor time-to-market (maior agilidade na tomada de decisão)
  • Otimização de processos
  • Redução de custos

 

2019:
À pergunta sobre objetivos foram adicionadas novas opções de resposta:

  • Alinhamento com as tendências de gestão praticadas pelas organizações de ponta
  • Redução do esforço na preparação de patentes
  • Redução do tempo de ambientação de novos colegas
  • Retenção de conhecimento crítico (de colaboradores que saem, por exemplo)

Às pessoas que dizem trabalhar em organizações não despertas para a Gestão de Conhecimento ou não saber se esse era o caso, passou a ser colocada uma questão alternativa: “Imagine que a sua organização decidia apostar na Gestão de Conhecimento. Quais os objetivos que consideraria prioritários?”

As opções oferecidas:

  • Aumento da satisfação dos clientes (ex. através de um mais rápido acesso ao conhecimento na organização)
  • Aumento da satisfação dos colaboradores (ex. garantindo que o seu conhecimento é reconhecido e usado)
  • Aumento de resultados efetivos da inovação
  • Conformidade com normas de qualidade / processos de certificação
  • Diferenciação em relação às outras empresas (ex. através de maior e melhor aproveitamento do conhecimento existente)
  • Melhor time-to-market (ex. agilizando a tomada de decisão com melhor acesso a lições já aprendidas)
  • Otimização de processos (ex. através de uma maior partilha e sistematização de conhecimento)
  • Redução de custos (ex. através de uma maior partilha e melhor acesso ao conhecimento)
  • Redução do tempo de ambientação de novos colegas
  • Retenção de conhecimento crítico (ex. de colaboradores que saem)

À pergunta sobre os resultados obtidos foram adicionadas 5 opções de resposta, alinhadas com opções também adicionadas à pergunta sobre objetivos:

  • A organização ainda não obteve resultados significativos
  • Alinhamento com as tendências de gestão praticadas pelas organizações de ponta
  • Redução do esforço na preparação de patentes
  • Redução do tempo de ambientação de novos colegas
  • Retenção de conhecimento crítico (de colaboradores que saem, por exemplo)