Tecnologia2022-08-26T11:19:48+00:00

Tecnologia

Neste tópico consideram-se os sistemas, plataformas e aplicações de que as organizações dispõem para apoiar os processos de conhecimento.

Os gráficos nesta página mostram como este tópico tem evoluído ao longo do tempo nas organizações em Portugal.

Se preferir explorar o tópico e os dados com mais detalhe, consulte os resultados deste tópico em cada uma das edições.

 

IntranetGráfico comparativo da existência de uma intranet nas organizações em Portugal - 2010 a 2022

 

 

Evolução do tópico neste Estudo

2010:
Na primeira edição do Estudo havia uma pergunta que englobava as ferramentas digitais e as práticas de apoio à gestão de conhecimento: “De entre as ferramentas/actividades que se listam de seguida, por favor, assinale todas as que se podem observar na organização.”. As ferramentas e práticas listadas eram as seguintes:

  • Bases de dados de boas práticas
  • Blogue(s) interno(s)
  • Chats e mensagens instantâneas
  • Comunidades de prática / Redes de aprendizagem
  • Inovação
  • Intranet ou Portal Corporativo
  • Micro-blogging (tipo Twitter) interno
  • Rede de partilha e aprendizagem com organizações externas
  • Reuniões de reflexão sobre actividades / projectos concluídos
  • Reuniões para partilha de conhecimento
  • Social Bookmarking (tipo Delicious)
  • Wiki interno

A cada uma, as pessoas podia responder com: “A nível de equipa(s)”, “A nível de departamento(s)”, ou “Em toda a organização”

2011:
A atividade “Inovação” passou a “Gestão de inovação”.

2013:
Foi adicionado à lista um novo tipo de ferramenta digital: “Plataformas de colaboração online”

Para além disso:

  • a opção “A nível de equipa(s)” passou a “Em equipa(s)”
  • a opção “A nível de departamento(s)” passou a “Em departamento(s)”
  • foi adicionada a opção “Não se faz / Não se usa”.


2019:
No que diz respeito aos recursos digitais, o foco passou a incidir na existência de intranet ou portal pelo facto de várias das ferramentas listadas anteriormente (wikis, blogues, etc.) serem funcionalidades num número crescente de intranets e portais. Assim, foi criada uma pergunta independente: “A sua organização tem uma intranet ou um portal interno para colaboradores?”. As opções de resposta eram: “Sim”, “Não” e “Não sei”.

No caso de uma resposta afirmativa, era colocada uma pergunta adicional: “Quais os processos suportados pela intranet ou portal interno da sua organização?” com iguais opções de resposta para cada um dos processos listados:

  • Colaboração entre colegas (ex. wikis, espaços digitais de trabalho)
  • Comunicação corporativa (ex. notícias, comunicados, informação útil)
  • Comunicação síncrona entre colegas (ex. webconference, mensagens instantâneas)
  • Diálogo e debate entre colegas (ex. através de fóruns, caixas de comentários)
  • Partilha e gestão de ideias

2022:
A pergunta passou a ser “A sua organização tem uma intranet ou um portal interno para colaboradores?” passou a ser apenas “A sua organização tem uma intranet?”

Foram adicionadas novas perguntas para refletir as tendências observadas no trabalho da Knowman:

  • “A sua organização tem uma plataforma digital para colaboração (de equipas, grupos de trabalho ou comunidades)?” – opções de resposta “Sim”, “Não”, “Não sei”
  • “A sua organização tem uma rede social corporativa interna?” – opções de resposta “Sim”, “Não”, “Não sei”

Em ambas as questões, em caso de resposta positiva, foi perguntado se a plataforma / rede está integrada com a intranet

Outra nova pergunta foi “A sua organização utiliza ferramentas digitais para apoiar os seguintes processos?”. A pergunta considerava os seguintes processos:

  • Colaboração entre colegas (ex. wikis, espaços digitais de trabalho)
  • Comunicação corporativa (ex. notícias, comunicados, informação útil)
  • Comunicação síncrona entre colegas (ex. vídeo e áudio chamadas, mensagens diretas)
  • Diálogo e debate entre colegas (ex. fóruns, caixas de comentários)
  • Edição colaborativa de ficheiros com gestão de versões
  • Partilha e gestão de ideias

As opções de resposta eram:

  • Em toda a organização
  • Em partes da organização
  • Não temos ferramenta para isso
  • Não sei

Foi ainda introduzida uma nova pergunta “Qual o papel do email (correio eletrónico) na sua organização?”, dando a possibilidade de escolherem todas as opções consideradas relevantes de entre esta lista:

  • É a principal forma de comunicação interna
  • É o principal canal de comunicação e colaboração em equipa
  • Praticamente só é usado para comunicar com pessoas externas
  • É usado para comunicados importantes e notificações de chamada para as plataformas de comunicação e colaboração