Q9. Este questionário é sobre Gestão de Conhecimento. Esta expressão é usada na organização onde trabalha?
As opções de resposta eram:
- Sim, está perfeitamente estabelecida no vocabulário da organização
- Sim mas apenas em algumas partes, ou por algumas pessoas, na organização
- Não, e eu nem sequer sei do que se trata
- Não, aqui utilizamos expressões como…
Para aqueles que responderam “Não, e eu nem sequer sei do que se trata”, foi apresentada a seguinte “definição” de Gestão de Conhecimento e uma pergunta adicional.
Para efeitos deste estudo, consideramos a gestão de conhecimento como a disciplina da gestão organizacional que intervem ao nível de processos, infrastrutura e pessoas para facilitar a aquisição, troca, armazenamento, acesso, validação e utilização de informação e conhecimento. Tudo isto com o objetivo de ajudar a organização a ir ao encontro dos seus objetivos estratégicos.
Q10. E agora….
As opções de resposta eram:
- Continuo na mesma. Nem vale a pena tentar responder a isto.
- OK, vamos lá a ver se eu consigo responder ao questionário. Quanto mais não seja aprendo alguma coisa.
- Ah, é a isso que chamam Gestão de Conhecimento? Nós aqui chamamos-lhe coisas como…
Entre as outras expressões usadas pelas organizações para referir a Gestão de Conhecimento, destacamos:
- gestão de informação
- wikis, dropbox, email, etc.
- gestão de recurso humanos
- “faz”
- retenção de conhecimento, passagem de conhecimento, inteligência no conhecimento
- processos
- gestão da formação
- registo de processos
- procedimentos de trabalho
- desenvolvimento e partilha de conhecimento
- partilhar a informação sobre as tarefas
- fazer formação
- controle de qualidade
- gestão da informação técnica, partilha da informação e criação de base de dados para uniformização da informação, comunicação e imagem da empresa
- gestão estratégica de IT
- projectos esparsos
- comunicação interna
- informação e controlo
- Na realidade não é utilizada qq expressão. Todos os termos atrás referidos são utilizados em qq acto da empresa, interna e externamente, com fornecedores e clientes
- registos informáticos / CRM / competitive intelligence.