Objetivos da aposta na Gestão de Conhecimento – PT . 2019

Objetivos da aposta na Gestão de Conhecimento – PT . 2019

Gráfico sobre objetivos da GC nas organizações em Portugal (2019)

 

O gráfico acima mostra as respostas de 84 organizações em Portugal à seguinte questão:

Quais os principais objetivos da organização com a aposta na Gestão de Conhecimento?

Opções de resposta (assinale no máximo 5 opções):

  • Alinhamento com as tendências de gestão praticadas pelas organizações de ponta
  • Aumento de receitas
  • Aumento de resultados efetivos da inovação
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Aumento da satisfação dos colaboradores
  • Aumento da satisfação dos restantes stakeholders
  • Conformidade com normas de qualidade / processos de certificação
  • Diferenciação em relação às outras empresas
  • Maior e melhor aproveitamento do conhecimento existente
  • Melhor time-to-market (maior agilidade na tomada de decisão)
  • Otimização de processos
  • Redução de custos
  • Redução do esforço na preparação de patentes
  • Redução do tempo de ambientação de novos colegas
  • Retenção de conhecimento crítico (de colaboradores que saem, por exemplo)

Esta questão só foi apresentada aos respondentes das 98 organizações que disseram estar minimamente despertas para a GC.

 

Às 16 pessoas que disseram trabalhar em organizações não despertas para a Gestão de Conhecimento ou não saber se esse era o caso, foi colocada uma outra questão:

Imagine que a sua organização decidia apostar na Gestão de Conhecimento. Quais os objetivos que consideraria prioritários?

Eis o gráfico das 16 respostas a esta questão.

Gráfico sobre objetivos prioritários se a organização em Portugal decidisse apostar na GC (2019)

 

As opções de resposta a esta questão eram:

  • Aumento da satisfação dos clientes (ex. através de um mais rápido acesso ao conhecimento na organização)
  • Aumento da satisfação dos colaboradores (ex. garantindo que o seu conhecimento é reconhecido e usado)
  • Aumento de resultados efetivos da inovação
  • Conformidade com normas de qualidade / processos de certificação
  • Diferenciação em relação às outras empresas (ex. através de maior e melhor aproveitamento do conhecimento existente)
  • Melhor time-to-market (ex. agilizando a tomada de decisão com melhor acesso a lições já aprendidas)
  • Otimização de processos (ex. através de uma maior partilha e sistematização de conhecimento)
  • Redução de custos (ex. através de uma maior partilha e melhor acesso ao conhecimento)
  • Redução do tempo de ambientação de novos colegas
  • Retenção de conhecimento crítico (ex. de colaboradores que saem)
By |2019-04-23T12:29:37+00:0022 Abril 2019|Categories: 2019, Gráfico, Portugal|Tags: , , |

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