O gráfico acima mostra as respostas de 57 organizações em Portugal à seguinte questão:
Como classifica a qualidade destes processos na organização?
Processos considerados:
- Acesso ao conhecimento e informação
- Captura de conhecimento e informação
- Formação
- Inovação
- Inteligência competitiva
- Levantamento de necessidades de conhecimento e informação
- Partilha de conhecimento
- Pesquisa e investigação
- Retenção de conhecimento e informação
- Utilização do conhecimento e informação existentes
- Validação do conhecimento e informação
Opções de resposta:
- Muito boa
- Boa
- Razoável
- Má
- Muito má
- Não fazemos
- Não sei
Aos respondentes era pedido:
Pense não em termos de “quantidade” mas da qualidade dos processos. Por exemplo, no caso do processo de Formação pense na forma como se identificam necessidades, a forma como a formação é adequada; no processo de Acesso ao conhecimento, pense se é fácil aceder ao conhecimento existente quando e como precisa; etc.
Nesta edição, considerando o novo contexto de trabalho a que assistimos nos últimos anos por causa da pandemia de covid-19, procurou-se perceber o impacto dessa situação na qualidade dos processos relacionados com o conhecimento e informação das organizações.
O gráfico acima mostra as respostas de 57 organizações em Portugal à seguinte questão:
Por causa da pandemia da covid-19, muitas pessoas em muitas organizações passaram a trabalhar a partir de suas casas. Em muitas organizações, essa mudança levou ao repensar de práticas e rotinas e a uma maior utilização de ferramentas digitais de apoio ao trabalho. Que impacto é que este cenário teve na qualidade dos processos?
Os processos considerados foram os mesmos listados na pergunta anterior.
As opções de resposta foram:
- Impacto positivo
- Sem impacto
- Impacto negativo
- Não sei