Atividades2022-08-26T11:25:29+00:00

Atividades

Neste tópico consideram-se:

  • o tipo de iniciativas e instrumentos usados para apoiar os processos de conhecimento;
  • as tarefas realizadas pela pessoa responsável pela gestão de conhecimento (GC) e pela sua equipa.

Se preferir explorar o tópico e os dados com mais detalhe, consulte os resultados das várias componentes do tópico em cada uma das edições.

Gráfico comparativo das atividades sob a responsabilidade das equipas de GC nas organizações em Portugal - 2013 a 2022

 

Olhando os resultados de outro prisma, procurámos o ranking de popularidade de cada uma das atividades ao longo dos anos. Isto é, para cada edição, ordenámos as atividades de acordo com o número de organizações que as considera serem da responsabilidade das suas equipas de GC.

Tabela comparativa da frequência das atividades das equipas de GC nas organizações em Portugal - 2013 a 2022

 

 

 

Evolução do tópico neste Estudo

2010:
Na primeira edição do Estudo havia uma pergunta que englobava as ferramentas digitais e as práticas / atividades de apoio à gestão de conhecimento: “De entre as ferramentas/actividades que se listam de seguida, por favor, assinale todas as que se podem observar na organização.”. As ferramentas e práticas listadas eram as seguintes:

  • Bases de dados de boas práticas
  • Blogue(s) interno(s)
  • Chats e mensagens instantâneas
  • Comunidades de prática / Redes de aprendizagem
  • Inovação
  • Intranet ou Portal Corporativo
  • Micro-blogging (tipo Twitter) interno
  • Rede de partilha e aprendizagem com organizações externas
  • Reuniões de reflexão sobre actividades / projectos concluídos
  • Reuniões para partilha de conhecimento
  • Social Bookmarking (tipo Delicious)
  • Wiki interno

A cada uma, as pessoas podia responder com: “A nível de equipa(s)”, “A nível de departamento(s)”, ou “Em toda a organização”

2011:
A atividade “Inovação” passou a “Gestão de inovação”.

2013:
À lista de ferramentas e atividades foi adicionado um novo tipo de ferramenta digital: “Plataformas de colaboração online”

Para além disso:

  • a opção “A nível de equipa(s)” passou a “Em equipa(s)”
  • a opção “A nível de departamento(s)” passou a “Em departamento(s)”
  • foi adicionada a opção “Não se faz / Não se usa”.

Foi introduzida a pergunta “Quais as responsabilidades das pessoas formalmente responsáveis por Gestão de Conhecimento na organização?”, convidando as pessoas a assinalar todas as opções que refletissem a realidade das suas organizações.

Na altura a pergunta listava 11 opções de resposta:

  • Arquivar informação e gerir o arquivo organizacional
  • Definir, operacionalizar e monitorizar a estratégia de gestão de conhecimento
  • Facilitar iniciativas de troca de conhecimento
  • Fazer estudos de mercado
  • Fazer o benchmarking de boas práticas organizacionais
  • Gerir os processos e plataformas de inovação
  • Identificar fontes de informação e conhecimento
  • Manter as ferramentas tecnológicas de suporte à GC
  • Procurar informação solicitada por colegas
  • Publicar conteúdo na intranet / portal
  • Sensibilizar os colegas para os processos e ferramentas inerentes à GC

2017:
À lista de responsabilidades foi introduzida a opção de resposta:

  • Fazer levantamento do conhecimento existente

Foi também feita uma ligeira alteração no texto de uma das opções anteriores:

  • Garantir a existência e disponibilidade das ferramentas tecnológicas de suporte à GC (em vez de “Manter as ferramentas tecnológicas de suporte à GC”)

2019:
À lista de responsabilidades foram adicionadas 3 opção com base na experiência da Knowman:

  • Garantir conformidade quanto ao requisito “Conhecimento Organizacional” da ISO 9001:2015
  • Implementar processos para captura e retenção de conhecimento crítico
  • Proteger o conhecimento organizacional (patentes, etc.)

Foi feito um ajuste a uma das opções anteriores:

  • Facilitar iniciativas para partilha de conhecimento (em vez de “Facilitar iniciativas de troca de conhecimento”)

A pergunta que englobava ferramentas e atividades, foi divida, passando a haver uma específica para as práticas de gestão de conhecimento: “De entre as práticas que se listam de seguida, por favor assinale todas as que se podem observar na sua organização.”

As práticas consideradas foram:

  • Bases de dados de boas práticas
  • Comunidades de prática / Redes de aprendizagem (internas)
  • Rede de partilha e aprendizagem com organizações externas
  • Reuniões de reflexão sobre atividades e projetos concluídos
  • Reuniões / Sessões internas para partilha de conhecimento

E as opções de resposta: “Em toda a organização”, “Em partes da organização”, “Não se faz”, e “Não sei”