Processos de conhecimento
Neste tópico considera-se a qualidade dos processos de conhecimento nas organizações.
Os gráficos nesta página mostram como este tópico tem evoluído ao longo do tempo nas organizações em Portugal.
Se preferir explorar o tópico e os dados com mais detalhe, consulte os resultados deste tópico em cada uma das edições.
O Estudo Knowman de Gestão de Conhecimento tem tentado acompanhar a qualidade dos processos de conhecimento nas organizações.
Dado que não existe uma lista universalmente aceite do que são os “processos de conhecimento”, o Estudo identifica alguns processos que estão geralmente associados à gestão de conhecimento ou, pelo menos, ao âmbito que as organizações consideram para a gestão de conhecimento.
O valor médio aqui apresentado foi calculado fazendo uma média ponderada das opções de resposta (peso máximo de 5 ao “Muito bom” e peso mínimo de 0 ao “Não fazemos”).
Olhando para a evolução temporal, e focando no intervalo de 2 a 4 onde se encontram todos os valores, obtemos este outro gráfico comparativo da qualidade dos vários processos ao longo dos anos.
Evolução do tópico neste Estudo
2011:
A pergunta surge pela primeira vez no questionário: Como classifica a qualidade destes processos na organização?
Eram 9 os processos listados:
- Acesso ao conhecimento e informação
- Captura de conhecimento e informação
- Formação
- Inovação
- Inteligência competitiva
- Partilha de conhecimento
- Pesquisa e investigação
- Utilização do conhecimento e informação existentes
- Validação do conhecimento e informação
As opções de resposta eram: Muito boa, Boa, Razoável, Má, Muito má, Não fazemos
2015:
Foram acrescentados 2 processos:
- Levantamento de necessidades de conhecimento e informação
- Retenção de conhecimento e informação
Surgiu também uma nova opção de resposta “Não sei”.