Resultados
Neste tópico consideram-se:
- os objetivos definidos para a gestão de conhecimento;
- os resultados efetivamente obtidos;
- a existência de indicadores para avaliar a atividade e o impacto da estratégia e iniciativas de gestão de conhecimento (GC).
Os gráficos nesta página mostram como este tópico tem evoluído ao longo do tempo nas organizações em Portugal.
Se preferir explorar o tópico e os dados com mais detalhe, consulte os resultados das várias componentes do tópico em cada uma das edições.
Benefícios pretendidos e objetivos definidos
Para considerar os resultados é também importante considerar os benefícios pretendidos e/ou os objetivos definidos para a gestão de conhecimento.
Resultados alcançados
Indicadores para avaliação
É importante considerar os indicadores que as organizações utilizam para avaliar a atividade e o impacto da gestão de conhecimento.
Evolução do tópico neste Estudo
2010:
Criada a pergunta “Quais os principais benefícios que a organização procura com a Gestão de Conhecimento?” dando a possibilidade de escolha de até 5 das opções listadas:
- Aumento da satisfação dos clientes
- Aumento da satisfação dos colaboradores
- Aumento da satisfação dos restantes stakeholders
- Aumento das receitas
- Aumento dos resultados efectivos da inovação
- Diferenciação em relação às outras empresas
- Maior e melhor aproveitamento do conhecimento existente
- Melhor time-to-market (maior agilidade na tomada de decisão)
- Optimização dos processos
- Redução de custos
- Outros
2011:
Acrescentada uma nova opção de resposta: “Conformidade com normas de qualidade / processos de certificação”
2013:
Introduzidas duas perguntas sobre métricas, ambas com opções de resposta “Sim”, “Não” e “Não sei”:
- A organização tem definidas métricas de impacto para a Gestão de Conhecimento?
- A organização tem definidas métricas de atividade para a Gestão de Conhecimento?
2017:
A pergunta “Quais os principais benefícios que a organização procura com a Gestão de Conhecimento?” passou a “Quais os principais objetivos da organização com a aposta na Gestão de Conhecimento?”
Foi eliminada a opção “Outros” e introduzidas duas:
- A organização não está desperta para o tema: não faz sentido falar em objetivos
- Não há objetivos explícitos
Introduzida a pergunta “Quais os principais resultados que a organização tem obtido graças às atividades e ferramentas de Gestão de Conhecimento?”.
O propósito desta nova questão é permitir uma análise da relação entre objetivos identificados e resultados efetivamente alcançados. Assim, a lista de opções de resposta é praticamente igual à da pergunta sobre objetivos.
- Aumento da satisfação dos clientes
- Aumento da satisfação dos colaboradores
- Aumento da satisfação dos restantes stakeholders
- Aumento de receitas
- Aumento de resultados efetivos da inovação
- Conformidade com normas de qualidade / processos de certificação
- Diferenciação em relação às outras empresas
- Maior e melhor aproveitamento do conhecimento existente
- Melhor time-to-market (maior agilidade na tomada de decisão)
- Otimização de processos
- Redução de custos
2019:
À pergunta sobre objetivos foram adicionadas novas opções de resposta:
- Alinhamento com as tendências de gestão praticadas pelas organizações de ponta
- Redução do esforço na preparação de patentes
- Redução do tempo de ambientação de novos colegas
- Retenção de conhecimento crítico (de colaboradores que saem, por exemplo)
Às pessoas que dizem trabalhar em organizações não despertas para a Gestão de Conhecimento ou não saber se esse era o caso, passou a ser colocada uma questão alternativa: “Imagine que a sua organização decidia apostar na Gestão de Conhecimento. Quais os objetivos que consideraria prioritários?”
As opções oferecidas:
- Aumento da satisfação dos clientes (ex. através de um mais rápido acesso ao conhecimento na organização)
- Aumento da satisfação dos colaboradores (ex. garantindo que o seu conhecimento é reconhecido e usado)
- Aumento de resultados efetivos da inovação
- Conformidade com normas de qualidade / processos de certificação
- Diferenciação em relação às outras empresas (ex. através de maior e melhor aproveitamento do conhecimento existente)
- Melhor time-to-market (ex. agilizando a tomada de decisão com melhor acesso a lições já aprendidas)
- Otimização de processos (ex. através de uma maior partilha e sistematização de conhecimento)
- Redução de custos (ex. através de uma maior partilha e melhor acesso ao conhecimento)
- Redução do tempo de ambientação de novos colegas
- Retenção de conhecimento crítico (ex. de colaboradores que saem)
À pergunta sobre os resultados obtidos foram adicionadas 5 opções de resposta, alinhadas com opções também adicionadas à pergunta sobre objetivos:
- A organização ainda não obteve resultados significativos
- Alinhamento com as tendências de gestão praticadas pelas organizações de ponta
- Redução do esforço na preparação de patentes
- Redução do tempo de ambientação de novos colegas
- Retenção de conhecimento crítico (de colaboradores que saem, por exemplo)